17 de Julho de 2010

 

A criação literária é um feito poético que há características literárias, e que se enquadra nos paradigmas da literariedade; embora, esta observou os textos clássicos e então sugeriu os moldes da literatura conhecida até hoje. Tais como ficção, uso especial da linguagem, plurissignificação, função poética, estranhamento etc. tudo faz parte da criação literária.

 

A poesia e a prosa constituem os dois gêneros em que se fragmentam a produção literária. A poesia identifica-se por ser a expressão do “eu” por meio da linguagem polivalente, ou seja, metafórica, enquanto a prosa distingue-se por colocar a tônica na apreensão do “não eu”, empregando a linguagem plurissignificativa.

 

Desse modo, a prosa poética definir-se-ia como o texto literário em que se realizasse o nexo íntimo entre as duas formas de expressão, a do “eu” e a do “não eu”. Longe de ser pacífico, o encontro é marcado por uma tensão, de que o texto extrai toda a sua força comunicativa. No binômio, o substantivo é representado pela força, ou expressão do “não eu”, ao passo que a poesia funciona como qualitativo. Logo, é um tipo específico de prosa, assinalado pela fusão da poesia e da prosa.

 

Por fim, levando em consideração, a prosa fundida com a poesia, ela encaixa-se na categoria prosa poética. E pode ser literária ou não-literária; também ambas são sensíveis ao influxo da poesia. Portanto, a prosa não-literária é um texto que não sofre metaforização como a história, a oratória, a religião, a filosofia etc. já a prosa literária, em que o escritor goza da metáfora, da linguagem elaborada, os textos são polivalentes no seu significado como contos, crônicas, novela, romance – em certa medida – o ensaio e o drama.     

publicado por poetaaaronlino às 12:32 link do post
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013
2012
2011
2010
2009
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Depende do significado de sua abordagem... O crist...
então o cristianismo é perfeito como ideia?vc não ...
Você é muito jovem ainda...Dizer que Nietzsche não...
Por este texto, em que o universo caminha sempre d...
A teoria da evolução não exclui Deus? Então onde e...
Você não compreendeu nada ainda sobre o sábio e po...
Olha... nunca li tanto ABSURDO quanto essas "afirm...
Preciso falar com você gostaria agendar uma ...
Inesquecível.
Não exatamente, eu sou um simples filósofo e fui m...
blogs SAPO