27 de Julho de 2009

Para muitas das pessoas (incluindo também os acadêmicos), conhecimento e inteligência são palavras sinônimas em todos os aspectos. Entretanto, são vocábulos ortográfica e semanticamente diferentes. Portanto, o conhecimento é informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência (Mini Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa, 2001). Já a inteligência é a capacidade de criar produtos significativo em uma ou várias áreas do conhecimento (Howard Gardner, 1985).

 

Nesse sentido, percebe-se uma diferença, pois um significa adquirir e o outro criar. E um é independente do outro, uma vez que a inteligência não depende de conhecimento para criar. Ela é inata, ou seja, nasce com o indivíduo. Por fim, a inteligência é superior ao conhecimento.

 

Segundo um dos grandes escritores romanos, chamado Marco Túlio Cícero (106 a.c – 43 a.c), disse que não basta conquistar a sabedoria, mas é preciso saber usá-la. Isso significa que não adianta o sujeito ter conhecimento sem ter inteligência, visto que todo ele será inútil.

 

Outro ponto negativo do conhecimento é fazer com que o indivíduo aja e pense de forma mecânica. Isso quer dizer que ele será limitado àquilo que memorizou, pois conhecimento é inerente à memorização. Já a inteligência está voltada para a criação, isto é, nada é programado, tampouco memorizado.

publicado por poetaaaronlino às 21:25 link do post
Também concordo plenamente com seu pensamento. A inteligencia é completamente oposta ao conhecimento.já conheci varias pessoas que se diziam inteligentes, mais nas atitudes e pensamentos mostravam tudo contrário. como vc disse inteligencia é algo que nasce com o indivíduo,isso não se pode negar!
gabriel a 12 de Dezembro de 2010 às 01:34
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Depende do significado de sua abordagem... O crist...
então o cristianismo é perfeito como ideia?vc não ...
Você é muito jovem ainda...Dizer que Nietzsche não...
Por este texto, em que o universo caminha sempre d...
A teoria da evolução não exclui Deus? Então onde e...
Você não compreendeu nada ainda sobre o sábio e po...
Olha... nunca li tanto ABSURDO quanto essas "afirm...
Preciso falar com você gostaria agendar uma ...
Inesquecível.
Não exatamente, eu sou um simples filósofo e fui m...
blogs SAPO